O dólar comercial foi vendido por R$ 2,348 nesta quinta-feira (25/02), um declínio de 1,13% sobre a cotação anterior. Hoje foi o primeiro dia "cheio" do mercado financeiro doméstico após o feriado prolongado, o que trouxe de volta muitos dos agentes financeiros que estenderam o recesso até a quarta-feira de cinzas.
Profissionais do mercado destacaram ainda que houve um desconto nas cotações após dias de pressão acumulada, já que na sexta-feira muitos anteciparam operações, o que ajudou a puxar os preços, tendo em vista os vários dias sem negócios.
Cenário melhor
"O cenário melhorou um pouco para o mercado, principalmente após o discurso do Bernanke (presidente do banco central americano). Ele destacou alguns pontos importantes, como a necessidade de mexer na situação dos bancos, dos mutuários e do sistema imobiliário", comenta Ideaki Iha, da mesa de câmbio da corretora Fair. Outros analistas também destacaram o relativo alívio com as declarações do titular do Fed no sentido de que, em princípio, alguns grandes bancos não devem sofrer algum processo de "estatização" ou "nacionalização", como muitos temiam até o início desta semana.
Corretores também lembraram a proximidade do final de mês, quando ocorre a típica disputa entre "comprados" e "vendidos" pela Ptax (a taxa média de câmbio), que regula a liquidação financeira dos contratos futuros de dólar na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM).