A taxa de desemprego na Alemanha se elevou para 8,5% em fevereiro ante 8,3% no mês anterior, informou nesta quinta-feira (26/02) a Agência Federal de Emprego do país.
Segundo o órgão, 63 mil pessoas perderam o emprego em fevereiro no país, e agora a Alemanha possui 3,552 milhões de desempregados. Na comparação com fevereiro de 2008, a perda de postos de trabalho atingiu a marca de 66 mil.
A agência informou que o forte inverno, que paralisou alguns setores que trabalham ao ar livre, como o da construção civil, pesou nas cifras.
A Alemanha vinha resistindo ao desemprego, ao contrário de outras grandes economias europeias, sendo que em novembro o número de desempregados estava abaixo da marca de 3 milhões. Porém, deteriorou-se rapidamente nos meses seguintes.
Para o presidente da agência, Frank-Jürgen Weise, a "difícil situação econômica" se reflete de diversas maneiras no mercado de trabalho. "Cresceu o desemprego, baixaram as contratações e a demanda por mão-de-obra segue em queda", disse.
A situação poderia der ainda pior, explicou Weise, caso um grande número de empresas não tivessem optado por reduzir as jornadas de trabalho ao invés de demitir.