O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou nesta terça-feira (17/02) em Denver (Colorado, oeste dos EUA) o plano de recuperação econômica de US$ 787 bilhões.
Barack Obama havia afirmado que o plano representava o começo do fim da profunda crise econômica atravessada pelo país.
O Senado o havia aprovado na sexta-feira passada por 60 votos contra 38, horas depois de a Câmara de Representantes tê-lo validado por 246 votos contra 183, abrindo o caminho para que Obama assinasse o projeto de lei mais ou menos no prazo que o democrata queria.
No discurso feito logo depois, o presidente prometeu gastar o dinheiro dos contribuintes "com uma responsabilidade e transparência sem precedentes".
recovery.gov
Também anunciou que assim que o plano for colocado em prática, um novo site (recovery.gov) permitirá a todos os americanos acompanhar para onde vai seu dinheiro, além de possibilitar comentários e perguntas.
"Para que nosso plano tenha sucesso, devemos estabilizar, reparar e reformar nosso sistema bancário, reativar o fluxo de crédito para as famílias e os comércios", havia dito Obama.
"Devemos redigir e fazer respeitar novas regras, para que especuladores inescrupulosos não voltem a minar nunca mais nossa economia", completou.
Obama ainda se declarou confiante de que os americanos conseguirão superar as atuais dificuldades.