O lucro da rede varejista americana Wal-Mart Stores - maior do mundo - anunciou nesta quinta-feira (5/02) que suas vendas nas mesmas lojas (abertas há pelo menos um ano) tiveram um crescimento de 2,1% em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2008.
O resultado superou por pouco a expectativa da própria empresa, que previa um crescimento de até 2%. Segundo o Wal-Mart, as vendas de produtos alimentícios, cuidados com saúde, artigos domésticos e de entretenimento tiveram desempenho positivo.
"Estamos satisfeitos de ver que superamos nossas expectativas nas mesmas lojas em janeiro", disse em um comunicado o vice-presidente da rede, Eduardo Castro-Wright.
O Wal-Mart informou, no entanto, que, devido ao ambiente "volátil" de vendas, não vai mais preparar previsões mensais de vendas para as mesmas lojas a partir deste mês - ao invés disso, a rede vai preparar uma previsão para períodos de 13 semanas. Na primeira projeção desse tipo, referente ao período até 1° de maio, a expectativa da empresa é de um crescimento de vendas de 1% a 3%.
"Acreditamos que essa abordagem dá uma medida mais apropriada para nossos investidores, principalmente em tempos voláteis quando as variações de consumo são mais difíceis de prever", disse o diretor-financeiro da empresa, Tom Schoewe, em um comunicado.