Começa nesta quinta-feira (5/02) o Liquida DF, tradicional liquidação em massa do comércio do Distrito Federal, com a participação de cerca de 8 mil lojas de mais de 30 segmentos do varejo sob o comando da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL-DF). Em geral, o objetivo do evento é ;desovar; os estoques de final de ano e alavancar as vendas em uma época em que o consumidor gasta muito ; IPVA, IPTU, material escolar ; e consome pouco. Em 2009, a promoção anual é uma tentativa de conseguir um pouco mais do que isso: comerciantes querem se recuperar das vendas fracas de Natal ; segundo a CDL, caíram 4,5% com relação a 2007 ; e fazer circular o dinheiro, evitando uma estagnação ou até uma retração nos lucros, em razão da crise financeira global.
"O Liquida-DF acontece sempre em fevereiro, um pouco antes do Carnaval e é extremamente lucrativo. Em 2008, as vendas cresceram 12% com relação a fevereiro de 2007. Este ano, estamos contando com um crescimento entre 4% e 5%", explica Vicente Estevanato, presidente da CDL-DF.
Apesar disso, Estevanato diz que o setor está "otimista" com a edição deste ano. "Nesse cenário de crise, é uma oportunidade de o lojista se organizar, uma oportunidade para o consumidor se encorajar e adquirir bons artigos a bons preços. Os estabelecimentos conseguiram preparar ofertas muito boas", diz.
Prêmios, cartazes, bandeirolas
De acordo com informações da CDL, as lojas que fazem parte da promoção devem oferecer descontos entre 10% e 70% nos artigos. Investindo pesado, os comerciantes decidiram não contar só com preços baixos para atrair a clientela e, pela primeira vez desde o início do Liquida DF, sortearão prêmios: um Palio zero quilômetro, dez motos, dez notebooks e dez computadores LCD 32 polegadas. Um cupom para concorrer é ganho a cada R$ 25 gastos pelo consumidor ; um valor bastante acessível, portanto, o que é incomum nesse tipo de promoção.
As lojas participantes da liquidação poderão ser identificadas porque anunciarão, como sempre, sua vinculação ao evento na vitrine. Este ano, entretanto, no lugar do discreto selo do Liquida DF, os estabelecimentos vão usar bandeirolas, cartazes e faixas, para não correr o risco de perder potenciais compradores mais distraídos.