As vendas da fabricante japonesa de veículos Toyota Motor caíram 4% em 2008 em relação ao ano anterior, para 8,972 milhões de unidades, devido à baixa na demanda em seus principais mercados, informou a companhia nesta terça-feira (20/01).
O número de veículos vendidos pelo grupo Toyota no ano passado no mercado japonês caiu 5%, a 2,15 milhões de unidades, enquanto no exterior a queda foi de 4%, para 6,81 milhões.
Mesmo assim, segundo a agência de notícias japonesa Kyodo, o previsível é que a empresa se mantenha como maior fabricante mundial em 2008, ainda à frente da General Motors (GM), que deve apresentar amanhã (21) seus resultados.
No sábado, a empresa informou que reduzirá pela metade sua produção no Japão entre fevereiro e abril frente aos volumes do ano passado, para nove mil unidades diárias. A montadora ainda suspendeu a produção em 11 das 12 fábricas que tem no país, como já tinha anunciado, em resposta à queda das vendas de carros no mundo todo.
Fontes da indústria automotiva citadas pela Kyodo afirmaram que a Toyota cortará sua produção entre fevereiro e abril para cerca de nove mil unidades por dia de operação, abaixo do limite de rentabilidade. A fabricação de 11 mil unidades diárias é considerada o limite de rentabilidade pela Toyota, cuja média de produção foi no ano passado de perto de 20 mil, também por dia.
A Toyota já havia interrompido em dezembro passado a produção em duas fábricas que faziam veículos destinados à exportação à América do Norte, o mercado mais afetado pela crise global.