O Ministério das Relações Exteriores lançará nesta terça-feira (20/01), no Diário Oficial da União, o edital do concurso de admissão à carreira de diplomata. Serão oferecidas 105 oportunidades para o cargo. As normas da seleção foram lançadas nesta segunda-feira (19/01) na página 74 da primeira seção do DOU. O Cespe/UnB será responsável pelo concurso e divulgará o edital amanhã em seu site .
Do total de vagas, seis são reservadas aos candidatos portadores de deficiência. A remuneração é de R$ 10.906,86. As inscrições poderão ser efetuadas no período de 21 de janeiro a 12 de fevereiro. A taxa de participação será de R$ 110.
O concurso constará de quatro fases. A primeira consistirá de prova objetiva, de caráter eliminatório, com questões de Português, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Inglês, noções de Economia, noções de Direito e Direito Internacional Público.
A segunda etapa será de prova discursiva de Português, de caráter eliminatório e classificatório. A terceira fase consistirá de provas discursivas de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Inglês, noções de Economia, noções de Direito e Direito Internacional Público. Na quarta fase, os candidatos farão provas escritas de Espanhol e Francês, de caráter exclusivamente classificatório.