O fechamento de cerca de 4.800 fábricas de brinquedos na China em 2008, devido à crise econômica mundial, provocou a perda de perto de 2 milhões de empregos no país asiático, informa o jornal "South China Morning Post" nesta terça-feira (6/01).
O número de fábricas de brinquedos na China caiu de 8 mil para 3.200 no ano passado, a maioria delas situadas na província de Cantão, a mais afetada do país pela baixa das exportações, segundo dados oficiais citados pelo diário.
A quebra da firma de brinquedos americana KB Toys também acrescentou dificuldades a um dos setores mais abalados pela queda da demanda nos Estados Unidos e na União Europeia.
A KB Toys deve US$ 27,2 milhões a mais de 100 pequenas e médias empresas de brinquedos de Hong Kong, a maioria delas com instalações na China.
No total, cerca de 10 milhões de pessoas perderam seus empregos na China nos últimos meses devido à crise financeira mundial, o que provocou a queda das exportações do país asiático, seu principal motor econômico nos últimos anos.