As Bolsas americanas operam em baixa nesta segunda-feira (5/01), com a expectativa dos investidores por dados sobre vendas de veículos e de construção. Além disso, o mercado financeiro espera para avaliar a proposta de um pacote de estímulo à economia feita pelo presidente eleito dos EUA, Barack Obama.
Às 13h13 (em Brasília), a Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês) estava em baixa de 0,74%, indo para 8.967,95 pontos no índice Dow Jones Industrial Average, enquanto o S 500 caía 0,74%, indo para 924,87 pontos. A Bolsa Nasdaq operava em baixa de 1,28%, indo para 1.611,27 pontos.
Na sexta-feira (2), o mercado financeiro americano teve bom desempenho, costumeiro nos primeiros dias do ano. Um dos fatores a influenciar os resultados na semana passada foi a venda do banco IndyMac - que tinha decretado falência em julho - por US$ 13,9 bilhões ao consórcio de fundos de investimento IMB Management Holdings. O banco estava sob administração da FDIC (agência federal americana de garantia dos depósitos bancários).
O indicador econômico divulgado na sexta, o ISM (Instituto de Gestão de oferta, na sigla em inglês), no entanto, mostrou que a atividade manufatureira dos EUA caiu em dezembro ao menor nível desde junho de 1980.
Amanhã, o instituto ISM deve anunciar o indicador referente ao desempenho do setor de serviços em dezembro. Em novembro o indicador atingiu um nível baixo recorde, e para o resultado a ser divulgado amanhã a expectativa é de um índice ainda pior.
Hoje, o Departamento do Comércio deve anunciar uma queda acentuada no nível de atividade dos gastos em construção em novembro. Para o setor automobilístico, a expectativa é de anúncios também desapontadores, referentes a dezembro.
Amanhã também deve ser divulgada a ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, o BC americano). Na última reunião do comitê, a taxa de juros caiu de 1% para uma banda entre zero e 0,25%, menor nível desde que o BC passou a compilar os índices, em 1954.