As principais Bolsas de Valores européias encerram o último pregão completo do ano no azul, impulsionadas pela alta dos papéis dos setores de telecomunicações e energia. Também animou os investidores o anúncio de socorro à GMAC, braço financeiro da GM (General Motors).
Na Alemanha, o DAX subiu 2,2%, terminando o ano com queda acumulada de 40%, a segunda pior em 20 anos de história. Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 1,7%, a 4.392 pontos; em Paris, o índice CAC-40 subiu 2,76%, para 3.217 pontos, e em Madri, o índice Ibex-35 registrou valorização de 1,98%, a 9.195 pontos.
O setor de telecomunicações foi um dos que mais subiu hoje. Os papéis de BT Group, Vodafone, Cable and Wireless e Swisscom avançaram entre 0,7% e 5%. No setor de energia, as ações da BP, Royal Dutch Shell, BG Group e Tullow Oil subiram entre 1,6% e 3,7%.
A valorização do preço do petróleo por conta dos conflitos entre Israel e Hamas no Oriente Médio, uma vez que surge a preocupação com a demanda do produto, impulsionou o setor.
O conflito entre Israel e Hamas faz com que operadores lembrem dos riscos geopolíticos sobre os estoques de petróleo no Oriente Médio. Neste ano, o petróleo encerrara com desvalorização de quase 60%, a maior queda para um ano desde que os preços futuros começaram a ser negociados, há 25 anos. "O ano foi horrível. Mais à frente, as margens vão continuar sob pressão, fato que os analistas ainda não consideraram", afirmou Franz Wenzel, estrategista da AXA Investment Managers, em Paris, em entrevista à agência Reuters.