O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão ligado ao governo, prevê queda de 6,7% na produção industrial em novembro na comparação com igual período do ano passado. O recuo da produção em relação a outubro deve chegar a 7,2%.
Segundo o boletim elaborado pelo pesquisador Leonardo Mello de Carvalho, a queda será puxada pelo desempenho na produção de veículos -- recuo de 28,6% em relação a novembro do ano passado.
"O setor, responsável por grande parte do crescimento da indústria neste ano, continua sentindo os efeitos da crise internacional, na medida em que não só as dificuldades de crédito, como também a sensível piora dos indicadores de confiança, têm afetado as vendas do setor, que registraram queda de 23,4% em relação a novembro de 2007", afirma o boletim.
Para Bráulio Borges, da LCA, o resultado da indústria em novembro deverá ser o pior desde 2003. Ele estima queda de 3% em relação a novembro de 2007. Segundo Borges, a tendência de resultados desfavoráveis deve se estender pelo menos até o fim do primeiro trimestre de 2009.