As Bolsas de Valores da Europa encerraram em alta nesta segunda-feira (29/12), impulsionadas pela valorização de papéis do setor de energia. Com a maior tensão no Oriente Médio, entre Israel e Hamas, subiu também a cotação do petróleo. O pregão, porém, foi esvaziado por conta da semana curta, devido às festas de fim de ano.
Em Londres, o índice FTSE-100 fechou em alta de 2,44%, a 4.319 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX avançou 1,63%, para 4.704 pontos. Em Paris, o CAC-40 subiu 0,47%, para 3.130 pontos. Em Milão, o índice Mibtel encerrou em alta de 0,23%, a 14.898 pontos. Em Madri, o Ibex-35 registrou queda de 0,56%, para 9.017 pontos.
As ações de companhias ligadas a petróleo e gás foram as que mais subiram. Os papéis da BP, do BG Group e da Tullow Oil tiveram alta que variaram entre 2,7% e 3,2%.
Por volta das 15h, o preço do barril de petróleo para entrega em fevereiro, negociado na Nymex (Bolsa Mercantil de Nova York, na sigla em inglês), estava em cerca de US$ 38, após atingir o pico de US$ 42.
Segundo analistas, o conflito entre Israel e Hamas faz com que operadores lembrem dos riscos geopolíticos sobre os estoques de petróleo no Oriente Médio.
"A geopolítica tinha desaparecido do cenário do petróleo nos últimos meses, mas o petróleo ganhará algum prêmio com os últimos ataques de Israel a Gaza", afirmou Olivier Jakob, consultor da Petromatrix, em uma nota publicada pela agência de notícias Reuters.
Neste ano, o petróleo encerrara com desvalorização de quase 60%, a maior queda para um ano desde que os preços futuros começaram a ser negociados, há 25 anos.