As vendas do varejo nacional registraram alta de 2,8% no período que antecede o Natal em relação ao ano passado, segundo dados da Serasa. O aumento foi verificado em todo o país, no período de 18 a 24 de dezembro. Na cidade de São Paulo, o crescimento das vendas do comércio, no mesmo período, foi de 1,1%.
No fim de semana, de 19 a 21 de dezembro de 2008, a evolução nas vendas, em todo o país, foi de 2,1%, em relação ao período de 21 a 23 de dezembro de 2007. Em 2007, no período de 18 a 24 de dezembro, o desempenho das vendas do comércio havia registrado aumento de 5,3%, em todo o país, quando comparado ao período de 18 a 24 de dezembro de 2006.
A Serasa informou que os dados confirmam sua pesquisa de perspectiva empresarial, que havia apontado um otimismo moderado em relação ao aumento das vendas físicas em 39% dos empresários do varejo. Segundo a pesquisa, 33% aguardavam estabilidade nas vendas físicas e 28% acreditavam em queda. No Natal de 2007, 59% dos entrevistados acreditavam em acréscimo nas vendas físicas, 31% em manutenção e 10% em decréscimo em relação à mesma data de 2006.
Para os técnicos da Serasa, os juros mais altos e o maior endividamento de parte da população levaram a uma atitude mais cautelosa do consumidor na hora das compras, principalmente em relação ao crédito e aos produtos de maior valor agregado. Na mesma direção, instituições financeiras e o varejo também foram mais conservadores na concessão de crédito.