As empresas brasileiras estão dificultando mais a resolução de problemas dos consumidores. Entre 1º de setembro de 2007 e 31 de agosto deste ano, 22% das 93.872 reclamações feitas por brasileiros de 19 estados ficaram sem solução. No mesmo perÃodo do ano anterior, o volume foi menor, de 18,3%. Os dados compõem o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2008, divulgado nesta quarta-feira (10/12) pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça.
De cada 100 denúncias levadas ao Procon, 44 se referem a problemas com o aparelho celular ou com a prestação do serviço de telefonia móvel. Em seguida aparecem os cartões de crédito, que respondem por 6,4% das reclamações. ;O cadastro é importante porque funciona como um balizador que permite ao consumidor fazer sua escolha na hora da contratação;, orienta o diretor do DPDC, Ricardo Morishita.
Dos segmentos mais problemáticos, os fabricantes de produtos aparecem em primeiro lugar. No perÃodo, geraram 61 mil reclamações. No entanto, é o segmento que mais facilmente se entende com o consumidor ; em 18,7% dos casos as partes entram em um acordo. Por outro lado, o setor financeiro, que aparece em segunda posição, com 15,1 mil denúncias, apresenta solução para apenas dois terços das reclamações.
Ouça a entrevista: Ricardo Morishita, diretor do DPDC