A companhia americana de material fotográfico Eastman Kodak reduziu nesta quarta-feira (10/12) sua previsão de lucro e vendas para este ano, por causa da fraqueza da economia e da valorização do dólar, e anunciou que seus executivos não terão aumentos de salário em 2009.
"A empresa viu um impressionante arrefecimento na despesa dos consumidores, que continua e está piorando", afirmou a Kodak, através de um comunicado.
Além disso, o comunicado aponta que "as empresas estão reduzindo seus custos de capital e, como o mercado creditício continua muito fechado, os clientes empresariais estão encontrando dificuldades para garantir o financiamento necessário para comprar novos equipamentos". Outro fator que está "reduzindo a receita e o lucro" da Kodak são as "drásticas mudanças no valor do dólar em países onde a companhia compra e vende produtos".
A empresa com sede em Rochester, no Estado norte-americano de Nova York, que nos últimos anos realizou uma forte transformação de seu modelo de negócio para se adaptar à revolução da fotografia digital, calcula que, durante este ano, sua receita ficará entre US$ 9,8 bilhões e US$ 10 bilhões.