O Banco do Canadá (banco central canadense) reduziu nesta terça-feira sua taxa de juros em 0,75 ponto percentual, para 1,5% ao ano. Além disso, a instituição informou que a economia do país entrou em recessão.
Com o corte da taxam, os juros básicos no Canadá chegaram ao menor nível desde 1958. Hoje também foi a primeira vez em que o banco afirmou, desde o início da crise financeira global, e de forma inequívoca, que o Canadá entrou em recessão. "Embora a economia do Canadá tenha evoluído em boa parte conforme o esperado durante o verão [inverno no Brasil] e no início do outono [primavera no Brasil], está agora entrando em recessão como resultado da fraqueza na atividade econômica global", informou o banco, em um comunicado.
"Os recentes declínios em termos de comércio, crescimento real de salários e confiança estão levando a um comportamento mais cauteloso por parte dos domicílios e das empresas", diz o documento --que acrescenta que o panorama para a economia mundial piorou e a recessão global deve ser mais ampla e profunda que o esperado.
O BC canadense ainda aponta para a possibilidade de novos cortes de juros e que as medidas tomadas por governos no mundo todo para combater a crise estão começando a normalizar os mercados de crédito, que ainda permanecem em boa parte paralisados.
A próxima avaliação da economia feita pelo banco deve ser anunciada em 22 de janeiro de 2009.