A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse nesta quarta-feira (3/12) que os investimentos no projeto-piloto de exploração do campo de Tupi, na Bacia de Santos podem chegar a US$ 9,3 bilhões. A expectativa é de que o campo, na região do pré-sal, tenha mais reservas superiores a 8 bilhões de barris de petróleo.
A ministra defendeu a manutenção dos investimentos no pré-sal para que o Brasil possa exportar petróleo na retomada da economia mundial, após a crise. "O Brasil passará a ser exportador de petróleo. A economia mundial retomará e você vai precisar da riqueza real, que é o petróleo", disse, durante audiência na Câmara dos Deputados.
De acordo com a ministra, só o projeto-piloto produzirá 100 mil barris de petróleo por dia e 4 milhões de m3 de gás natural por dia.
Crise
Dilma voltou a dizer que o Brasil está mais preparado para enfrentar a crise econômica mundial. A ministra também afirmou que o quadro econômico está mais ameno e que não deverá haver quebra de grandes bancos.
"O que o governo afirma não é que não há crise, mas que as condições para enfrentar a crise são completamente diferentes das anteriores. O Brasil não quebrou e nós mantemos a possibilidade de usar política monetária para enfrentar a crise", afirmou a ministra.