Cinco roteiros lançados nesta terça-feira (02/12) devem incrementar o turismo no Distrito Federal. Pelo menos essa é a expectativa do Sebrae-DF e da Empresa Brasiliense de Turismo (BrasíliaTur) ao lançar o projeto Brasília de Braços Abertos. Por três anos, as entidades esperam por em prática mais de 25 ações e investir pelo menos R$ 25 milhões. ;Aumentando o fluxo e a permanência vai gerar renda para 52 setores ligados ao turismo;, afirma Roney Nêmer, presidente da BrasiliaTur.
Atrações cívicas, arquitetônicas, culturais, rurais e artísticas da capital federal foram formatadas para atrair mais visitantes e mantê-los por mais tempo na cidade. ;Brasília é conhecida pelo turismo de negócios e eventos. Estamos oferecendo opções para os participantes ficarem mais dias na capital;, diz Nêmer. Este grupo representa 90% dos turistas no DF. Nêmer explica que as propostas são um convite para que a estada se estenda por um a quatro dias. ;Temos uma taxa de ocupação nos hotéis muito boa durante a semana. Por que não atrair o turista para que fique mais uns dias e aproveite o que temos de bom?;
De acordo com a gestora do projeto, Aparecida Vieira, do Sebrae-DF, os passeios já existiam, porém eram dispersos e atendidos de acordo com a demanda. ;Estruturamos cinco produtos para oferecer aos empresários e aos turistas a chance de conhecer melhor o que temos a oferecer;, afirma Aparecida. Desde março, as atrações e as ações que fazem parte do plano foram debatidas com cinco parceiros: Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), Sindicato dos Guias de Turismo (Sindgtur), Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo (Abare) e Brasília Convention Bureau.
O grande público estudantil nacional e estrangeiro que visita Brasília está na mira dos roteiros. ;Pensamos trajetos para diversos gostos e para públicos curiosos. Só o Albergue da Juventude recebeu, em 2007, 29 grupos de estudantes de arquitetura de várias partes do mundo. Este ano, já foram 25 grupos;, detalha Vieira. Segundo a BrasíliaTur, o Centro de Convenções Ulisses Guimarães tem tido uma procura grande: ;O faturamento deste ano foi quatro vezes maior do que o do ano passado;, comemorou o presidente do órgão.
Leia mais na edição impressa do Correio Braziliense