O Ministério da Justiça criou um sistema para verificar se as empresas se adaptaram para cumprir as novas regras de atendimento nos call centers, que entraram em vigor nesta segunda-feira (1º/12).
Apelidado de "barômetro", o sistema terá informações repassadas pelas próprias empresas sobre a adoção dos procedimentos necessários para atender as novas regras.
Foram enviados 577 questionários para as principais empresas no mês de novembro, nos quais teriam que responder, por exemplo, se oferece Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) 24 horas e se o acesso é gratuito. Daqui a dois meses, o ministério repetirá a pesquisa, para verificar o cumprimento das normas.
Além disso, o Sistema Nacional de Defesa ao Consumidor (Sindec) foi adaptado para receber reclamações dos consumidores em relação ao atendimento nos call-centers. O consumidor deverá fazer as reclamações junto aos Procons, que repassará as informações para o Sindec. Se não cumprir as determinações, as empresas poderão ser multadas em até R$ 3 milhões.
Barômetro
De acordo com a pesquisa feita em novembro, apenas pouco mais de 30% das empresas de transporte terrestre já haviam adotado os procedimentos necessários para o cumprimento das regras. Na telefonia fixa, esse total chegava a 70%. O setor que apresentava mais empresas adaptadas foi o de bancos, com quase 85% das empresas preparadas para o cumprimento das regras.