Os gastos nos Estados Unidos no setor de construção tiveram uma queda de 1,2% em outubro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (1º/12) pelo Departamento do Comércio. O resultado superou as expectativas dos analistas, que previam uma queda menor, de 0,9%. O dado de outubro também representa uma queda de 4,6% em relação a outubro de 2007.
De janeiro a outubro os gastos em construção tiveram uma queda de 5,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Os gastos em construção no setor privado tiveram queda de 2% em outubro na comparação com setembro. No segmento residencial, a queda registrada em outubro foi de 3,5% em relação a um mês antes, e no segmento não-residencial a queda foi de 0,7%.
A atividade de construção de imóveis residenciais nos Estados Unidos bateu recorde de baixa no mês de outubro, com um recuo de 4,5%, segundo dados do departamento divulgados na última quarta-feira (26/11). O governo mantém registro da atividade de construção de imóveis residenciais desde 1959.
Já no setor público, houve queda de 0,7% em outubro, na comparação com setembro. No segmento de Educação, os gastos tiveram um crescimento de 1,2% sobre setembro; no setor de estradas, no entanto, houve uma queda de 0,9%, na mesma comparação.