O ministro da Fazenda, Guido Mantega, esclareceu nesta quinta-feira (20/11) que a visita que fez à Câmara dos Deputados foi para pedir empenho dos parlamentares na aprovação do Cadastro Positivo, que é um banco de dados com a relação de todos os bons pagadores do sistema financeiro.
;O Cadastro Positivo vai permitir que as instituições financeiras identifiquem o bom e o mau pagador;, disse o ministro, ao ressaltar que, em 96% dos casos, a população é boa pagadora.
Mantega ressaltou que a falta do cadastro faz com que as pessoas terminem pagando juros mais elevados porque os bancos não sabem a situação de endividamento de cada um e acabam cobrando um spread (diferença entre taxa de captação e aplicação) mais elevado. A medida deve contribuir para a redução da taxa de risco e, conseqüentemente, da taxa de juros no crédito.
As medidas já estão em votação na Câmara dos Deputados, e a expectativa do ministro da Fazenda é que sigam para o Senado Federal o mais rápido possível. ;Acredito que saia este ano, porque é de interesse de todos, e mesmo os líderes da oposição se manifestaram favoráveis;, afirmou Mantega.
Ele enfatizou o empenho tanto dos parlamentares da base aliada quanto da oposição, que ;estão sendo ágeis na aprovação dos projetos enviados pelo governo, principalmente os projetos destinados a combater os problemas da crise internacional;.