Quase uma semana depois de seu anúncio, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou nesta quarta-feira (19/11) em sua página da internet a licença de instalação para o canteiro de obras de Jirau, no rio Madeira (RO).
Na quinta-feira da semana passada, o presidente do Ibama, Roberto Messias, disse que a licença - necessária para o início das obras-- seria publicada no dia seguinte, o que não ocorreu.
A licença foi dada para a construção do canteiro de obras e as ensecadeiras (barreiras de cascalho e terra para desviar o leito do rio do local de construção da usina) a nove quilômetros do lugar original, conforme pedido pelo consórcio vencedor, a Energia Sustentável do Brasil, liderada pela francesa Suez (Enersuz). Para o início da construção da usina, será necessária nova licença.
Antes do início da construção das ensecadeiras, porém, a Enersus terá que apresentar pareceres técnicos dos especialistas sobre impactos ambientais, com proposição de programa ambiental para mitigar os danos, além de programas de monitoramento de erosões e parecer sobre sedimentos relacionados a esta obra.