A fabricante japonesa de veículos Toyota Motor vai paralisar por dois dias no mês de dezembro a produção em todas as fábricas nos Estados Unidos e no Canadá, em conseqüência da redução da demanda no mercado da América do Norte, anunciou a empresa nesta quarta-feira (19/11).
As 11 fábricas de montagem, produção de motores e de sistemas de transmissão da Toyota nos Estados Unidos e Canadá ficarão paralisadas nos dias 22 e 23 de dezembro, mas os operários cumprirão o horário de trabalho, informou a porta-voz do grupo, Kayo Doi.
"Nos adaptamos às condições locais, ou seja, a queda do mercado e a desaceleração das vendas. Se continuássemos produzindo, teríamos um excesso de estoque", explicou.
A Toyota não revelou quantos veículos deixará de fabricar nos dois dias. As instalações da Toyota nos Estados Unidos e Canadá produziram 1,636 milhão de carros em 2007.
As vendas de automóveis da marca Toyota nos Estados Unidos caíram 25,9% em outubro em comparação com o mesmo mês em 2007, de acordo com a empresa. O mercado americano está à beira do colapso por causa da crise econômica.