O grupo automotivo francês Renault vendeu 188.116 veículos particulares e utilitários no mundo todo durante o último mês, 14,1% a menos do que no mesmo período de 2007, anunciou nesta sexta-feira (14/11) a empresa.
Devido à queda nas vendas, a montadora planeja reduzir sua produção para ajustar os estoques. A empresa não informou de quanto seria esse corte, mas um porta-voz da empresa afirmou que os estoques de médio prazo valem hoje 6,5 bilhões de euros, e precisam cair para 5,9 bilhões de euros.
As vendas da marca Renault caíram 16,9% em outubro e as da Renault Samsung Motors diminuíram 27,7%, enquanto as da Dacia cresceram 20,2%.
Por zonas, na Europa as vendas do Grupo Renault caíram 16% em outubro, enquanto na América a queda foi de 9%, na região Euromed (Leste Europeu, Norte da África e Turquia) de 13,7% e na Ásia-África de 5,3%.
Por países, o fabricante diz na nota que as vendas do grupo caíram em Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido, e subiram em Irlanda, Holanda, Bélgica, Áustria e Suíça.
O grupo destaca o crescimento na Europa de mais de 84% das vendas da Dacia, confirmando o êxito da comercialização desta marca que conta com os modelos Logan Berlinda, Logan MCV e Sandero.