A economia de Hong Kong registrou uma queda de 0,5% no terceiro trimestre; com a queda de 1,4% que havia sido registrada no trimestre imediatamente anterior, o país entrou em recessão - definida como uma seqüência de dois trimestres de desempenho negativo do Produto Interno Bruto (PIB).
No entanto, as autoridades de Hong Kong prevêem para o ano de 2008 um crescimento de entre 3 e 3,5%, contra uma previsão anterior de entre 4 e 5%. Em 2007, o governo informou que a economia cresceu 6,4%.
Na Europa, a Alemanha, a França e a Irlanda também já se encontram em recessão. O Reino Unido informou nesta semana que o PIB britânico deverá cair 0,5% no terceiro trimestre, com uma nova contração no quarto, o que deve jogar o país em uma recessão.
A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) calcula que os Estados Unidos terão uma contração de 0,9% no PIB no próximo ano; a zona do euro, de 0,5%, e o Japão, de 0,1%. A Comissão Européia, o órgão executivo da União Européia (UE), já havia anunciado que a zona do euro já está em recessão e ficará nessa situação até 2009.