O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) autuou nesta quinta-feira a filial da rede Lojas Americanas do shopping Pátio Brasil.
O motivo é que o estabelecimento anunciou, em jornal de grande circulação, que seria um dos pontos de venda para os ingressos do jogo entre Brasil e Portugal, que acontece na próxima quarta-feira (19/11) no estádio do Bezerrão, no Gama. Atraídas pela publicidade, pessoas se aglomeraram diante da loja na manhã de hoje, data afixada para início das vendas no anúncio. Entretanto, foram informadas por funcionários de que não só as entradas não estavam disponíveis nas Americanas, como só seriam vendidas, para entrega posterior, mediante pagamento com cartão de crédito.
Avisado por meio de denúncia, o Procon-DF foi ao local e constatou que a loja se recusava a vender os ingressos para o jogo de futebol mediante pagamento em dinheiro, o que contraria o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Uma vez autuado, o estabelecimento terá, agora, 10 dias para apresentar defesa. Se esta não for satisfatória, é aberto processo administrativo e a empresa pode ser multada em valores entre R$ 212 a R$ 3,19 milhões, conforme seu porte financeiro e gravidade da infração cometida.