Indústrias e comerciantes de milho das Regiões Norte e Nordeste terão ajuda do governo para custear o transporte de milho adquirido no norte de Mato Grosso. De acordo com o Ministério da Agricultura, o objetivo da medida é abastecer as duas regiões e ajudar os produtores mato-grossenses.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai leiloar sexta-feira (14) cerca de 50 mil toneladas de milho por meio de Prêmios para Escoamento de Produto (Pep). Essa modalidade de leilão serve justamente para custear o transporte de alimentos para regiões consumidoras e apoiar a comercialização em pólos produtores.
Segundo a estatal, essa é a primeira operação do tipo feita para milho em 2008. O superintendente da Conab, João Paulo de Moraes, disse que o leilão deve contribuir para a sustentação do preço do grão. ;Em algumas praças de Mato Grosso, a saca de 60 quilos de milho está sendo comercializada muito próxima ou abaixo de R$ 11, valor de referência usado pelo governo.;
Os interessados em participar do leilão terão que comprar o milho colhido no norte de Mato Grosso e transportar até as Regiões Norte e Nordeste, excetuando os estados de Rondônia, do Pará, do Piauí e do Maranhão.