A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) tem ganho moderado nas primeiras operações desta segunda-feira (03/11). O mercado financeiro inicia a semana em tom ainda positivo, com a perspectiva de que mais bancos centrais reduzam juros, tanto na Europa quanto na Ásia. No mercado doméstico, investidores e avalistas avaliam a fusão entre os bancos Itaú e Unibanco.
O Ibovespa, índice de ações da Bolsa paulista, registra ganhos de 1,05% e atinge os 37.646 pontos. Na sexta-feira, a Bolsa fechou em alta de 7,47%.
O dólar comercial é cotado a R$ 2,190 na venda, o que representa um incremento de 1,38% sobre a cotação de sexta. A taxa de risco-país marca 445 pontos, número 6,20% acima da pontuação anterior.
As principais Bolsas asiáticas concluíram os negócios em alta, ainda repercutindo a boa recepção ao PIB dos EUA, divulgado na semana passada. A Bolsa de Hong Kong subiu 2,69%, enquanto o mercado sul-coreano de ações valorizou 1,44%. A Bolsa de Tóquio não abriu devido a um feriado local. Na Europa, a Bolsa de Londres tem leve baixa de 0,08%, enquanto Frankfurt ganha 0,25%.
Entre as primeiras notícias do dia, a Itaúsa --empresa de participações do grupo Itaú-- e o Unibanco anunciaram nesta segunda-feira que irão fundir as operações financeiras entre ambas, o que formará o maior banco do país e o maior grupo financeiro do Hemisfério Sul, segundo comunicado divulgado pelos bancos. O Boletim Focus, preparado pelo Banco Central, mostrou que a maioria dos economistas do setor financeiro estima que o dólar deve terminar o ano cotado a R$ 2, mesmo patamar esperado para o final de 2009.