A gigante japonesa de produtos eletrônicos Panasonic está em negociações com o banco Goldman Sachs e duas instituições financeiras japonesas para comprar o controle da também japonesa Sanyo, afirmou hoje o The Wall Street Journal, citando uma fonte a par das conversações.
Os envolvidos, que incluem a corretora Daiwa Securities e o banco Sumitomo Mitsui, ainda não discutiram o valor do possível negócio, disse a fonte.
A Panasonic, uma das maiores empresas do setor no Japão e conhecida por suas TVs de plasma, está ansiosa para anunciar o acordo antes do fim do ano e concluí-lo antes do ano fiscal que termina em março de 2009, a fonte acrescentou.
Em comunicado, a Sanyo disse que estuda várias propostas por suas ações preferenciais, mas que ainda não tomou uma decisão formal. Já um porta-voz da Panasonic afirmou que nada ainda havia sido decidido.
Para a Panasonic, a integração com a Sanyo, maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, a colocaria numa posição estratégica no segmento de carros elétricos, que se encontra em franca expansão.
A participação da Goldman e dos dois outros sócios na Sanyo foi adquirida em 2006, num momento em que a empresa precisava de dinheiro depois de ter uma fábrica de chips danificada por um terremoto.