O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal já recusaram a compra de algumas carteiras de crédito com ativos de recebimento duvidoso oferecidas por bancos brasileiros em dificuldade.
A informação é do ministro Guido Mantega (Fazenda), que participa hoje de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. O ministro não deu detalhes sobre a situação dessas carteiras.
"O BB e a Caixa já recusaram carteiras", disse Mantega. "Os bancos públicos não estão comprando carteiras que têm problemas e estão sendo até mais rigorosos que os bancos privados." Mantega afirmou que as carteiras que estão sendo compradas são aquelas com operações consideradas de menor risco, como crédito consignado, automóveis e crédito a empresas.
O ministro defendeu os instrumentos escolhidos para que o governo possa ajudar os bancos que têm problemas de liquidez, que podem ser utilizados imediatamente. Entre eles, está o socorro do BC com empréstimos em dólares e reais.
"Eu conheço casos de bancos que têm uma carteira muito grande, mas que, se demorar, vão ter problemas de solvência", afirmou.