O governo adiou para o segundo semestre de 2009 o leilão do trem de alta velocidade que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo. A informação está no balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) divulgado nesta quinta-feira (30/10). No último balanço, feito em junho, a previsão era que o leilão seria feito em fevereiro do ano que vem.
Um dos motivos para o adiamento foi o atraso nos estudos de viabilidade. No balanço anterior, era prevista a conclusão desses estudos até setembro. A estimativa agora é que sejam concluídos até dezembro. Apesar da mudança, o balanço considera que a obra está em nível adequado de execução.
Já a construção da pista e do pátio do aeroporto de Guarulhos está em situação preocupante. Isso porque o TCU (Tribunal de Contas da União) determinou a revisão dos preços do contrato, o que não foi aceito pelo consórcio. A perspectiva é que essa questão seja resolvida até o fim de novembro.
O balanço mostra, porém, que a construção do ferroanel de São Paulo está em situação de atenção. A previsão é definir, um conjunto com o governo de São Paulo, a melhor alternativa para a obra até o fim do ano.