O mercado de câmbio registra o dólar comercial é cotado a R$ 2,110, na venda, em decréscimo de 1,53% sobre a cotação de quarta-feira. O Banco Central programou para esta quinta-feira (30/10) um novo leilão de "swap" cambial às 12h45. A autoridade monetária vai oferecer 20 mil contratos a vencer em janeiro de 2009; outros 4 mil a vencer em abril e mais 6 mil que vencem no mês de julho de 2009.
A ansiedade dos investidores não acabou por essa semana: o governo americano divulga nesta quinta-feira, às 10h30 (hora de Brasília), uma revisão da evolução do PIB local no terceiro trimestre. Analistas temem que os números oficiais revelem um declínio de 0,5%.
A agenda econômica de hoje prevê ainda a divulgação do IGP-M de outubro. O consenso do mercado financeiro projeta uma variação de 0,90%, ante uma taxa de 0,11% em setembro.
Na quarta-feira à noite, o Copom (Comitê de Política Monetária) referendou as expectativas do mercado e manteve a taxa básica de juros do país em 13,75%. No comunicado curto pelo qual comunica suas decisões, o Comitê apontou que "ambiente de maior incerteza" pesou na decisão do colegiado de diretores do BC, que foi unânime. Durante a jornada do mercado, outro banco central, o americano Federal Reserve, também confirmou as expectativas dos agentes financeiros e ajustou a taxa básica local de 1,5% para 1%.