Terminou por volta das 20h mais uma reunião do Comitê de Politica Monetária (Copom) do Banco Central para decisão sobre o patamar da Selic, taxa básica de juros brasileira. As informações são de que ela foi mantida em 13,75%. A decisão do Copom foi unânime.
A maior parte dos economistas do mercado financeiro já apostava em uma "parada técnica" na alta dos juros para "avaliar a situação". Outros ainda esperavam um aumento de 0,25 ponto percentual, menor que alta anunciada na última reunião do Copom, quando os juros haviam subido 0,50 ponto percentual.
A taxa Selic vinha subindo desde abril. Desde então, foram quatro altas seguidas que elevaram os juros de 11,25% ao ano para o patamar atual.
Na tarde desta quarta-feira, o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) reduziu em 0,5 ponto percentual a taxa de juros daquele país, que caiu a 1%. Isso animou os mercados mundiais durante o dia. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e as bolsas européias fecharam em alta, embora Wall Street tenha terminado o pregão sem tendência definida.