O INA, indicador do nível de atividade da indústria paulista, teve alta de 3,7% em setembro contra agosto, segundo levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Ciesp Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), já considerado o ajuste sazonal. Sem ajuste sazonal, houve acréscimo de 1,9%.
Na comparação com setembro do ano passado, o indicador apresenta um incremento de 7,7%. No acumulado do ano até o mês passado, o INA mostrou alta de 7,8% sobre o mesmo período em 2007.
Nos últimos 12 meses, segundo a Fiesp, a produção industrial registrou avanço de 8,1%.
Capacidade
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci), indicador que mede o uso de máquinas e equipamentos das indústrias, ficou em 83,5% em setembro, ante 82,8% em agosto deste ano e 83,1% em setembro do ano passado, considerando o ajuste sazonal. O estudo da Fiesp indica ainda que o total de salários pagos (já descontada a inflação) teve alta de 3,6% em setembro sobre agosto. Sobre setembro do ano passado, o incremento foi de 9,5%. Na comparação do acumulado deste ano com o mesmo período de 2007, houve alta de 5,6%.
Já as horas trabalhadas na produção cresceram 0,1% na comparação com agosto e tiveram ganho de 6,1% frente a setembro de 2007. No acumulado do ano, a alta é de 5,4%.