A americana Xerox vai demitir 3 mil funcionários em todo o mundo, o que equivale a 5% de seu pessoal, para aumentar sua rentabilidade em 2009, informou nesta quinta-feira (23/10) a direção da empresa.
"Vamos anunciar com nossos resultados trimestrais uma reestruturação, que acarretará um custo de US$ 400 milhões no quarto trimestre", revelou Carl Langsenkamp, porta-voz da Xerox. "Em consequência, haverá a supressão de cerca de 3 mil postos de trabalho durante os próximos seis meses".
A Xerox anunciou hoje um lucro líquido em alta de 2%, a 258 milhões de dólares, para o trimestre concluído no final de setembro. O grupo diz estar empenhado em obter um crescimento de dois dígitos em sua rentabilidade no próximo ano, graças a atual reestruturação, o que vai lhe permitir compensar o desaquecimento de suas vendas, afetadas pela crise econômica mundial.
Sobre o corte de empregos, o porta-voz revelou que a Xerox vai privilegiar as demissões voluntárias: "Vamos fazer propostas a nossos funcionários nos Estados Unidos".
A Xerox emprega 57,4 mil pessoas no planeta, sendo 33,4 mil nos Estados Unidos.Nesta quinta-feira, a ação da empresa em Wall Street perdeu 3,38%, a 7,71 dólares.