A Vivo iniciou suas operações no Ceará nesta quarta-feira (15/10), e em Pernambuco, nesta quinta-feira (16), após investimentos totais superiores a R$ 180 milhões. Segundo a operadora de telefonia móvel, o aporte garante cobertura das redes digitais GSM/EDGE e de terceira geração (3G) para mais de 40% da população cearense e de quase 50% da população de Pernambuco.
A rede da Vivo já está presente nas seguintes cidades cearenses da região metropolitana: Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Maracanaú, Maranguape e São Gonçalo do Amarante, além da capital Fortaleza. Em Pernambuco, a rede da Vivo está nas seguintes cidades: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata, além da capital Recife.
Pelo cronograma de implantação da rede, ainda este ano a Vivo chegará a outros quatro estados do Nordeste do país (Alagoas, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte), completando a presença comercial na região e em todo o território nacional. A cobertura desses mercados se tornou possível a partir da aquisição, por R$ 85 milhões, de faixas de freqüência de 1,9 gigahertz (GHz), em leilão realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no fim do ano passado.
Em nota, a empresa diz que sua estrutura no Ceará conta, inicialmente, com 70 colaboradores e 125 pontos de venda, sendo duas lojas próprias em Fortaleza. Também há mais de 17 mil pontos físicos e virtuais de recarga dos celulares. Em Pernambuco, são 112 colaboradores, 245 pontos de venda (uma loja própria em Recife e mais de 25 mil pontos para recarga).
De acordo com a operadora, o mercado do Ceará é o oitavo maior mercado de telecomunicações móveis do Brasil, com quase 5 milhões de usuários, e o de Pernambuco constitui o sétimo maior, com mais de 6 milhões de assinantes.