A Caixa Econômica Federal pretende comprar ascarteiras de empréstimos de cerca de dez bancos pequenos e médios. A previsão é que as operações ultrapassem a cifra de R$ 1 bilhão. Segundo a assessoria de imprensa da Caixa, o banco tem R$ 800 milhões disponíveis hoje para este tipo de operação.
Se ocorrerem, as aquisições estarão no âmbito da circular 3.407 do Banco Central, que permite a utilização de até 40% do montante recolhido em compulsório dos depósitos a prazo para a aquisição das carteiras. O objetivo é dar liquidez (liberar dinheiro) aos bancos menores.
O governo editou na segunda-feira uma medida provisória (MP) que autoriza o Banco Central do Brasil a comprar diretamente a carteira de crédito de bancos comerciais. De acordo com o presidente do BC, Henrique Meirelles, a medida tem o propósito de assegurar níveis adequados de liquidez ao sistema financeiro, e o BC dispõe de arsenal de medidas para ajustar a liquidez (oferta de dinheiro no sistema financeiro) sempre que necessário.