O relator do texto da reforma tributária, deputado Sandro Mabel (PR-GO), disse nesta terça-feira (7/10) que a votação do projeto poderá ajudar o país a enfrentar a crise financeira. Mabel disse que o governo tem pressa para votar a reforma e que trabalha para chegar a um acordo para levar o projeto ao plenário da Câmara dos Deputados.
"O que o ministro entende e nós também entendemos é que, em uma época dessas de crise, a votação da reforma tributaria é muito importante. Nós precisamos trabalhar essa reforma tributária para deixar o país pronto para essa retomada [ao final] da crise e até se for uma crise mais longa poder enfrentá-la com mais competitividade", disse Mabel, após reunião com o ministro Guido Mantega.
Segundo Mabel, o governo tenta agora encontrar uma "janela" para que a reforma possa ser votada, mas há três medidas provisórias e quatro urgências constitucionais na pauta do plenário. Entre os projetos em pauta está o que cria o Fundo Soberano e que, segundo o deputado, ainda encontra resistência da oposição.
"A oposição acha que deve ser discutido, mais conversado e gostariam que fosse tirada a urgência constitucional dele", disse, acrescentando que o governo não concorda com a retirada da urgência.
Mabel disse que, na próxima quarta-feira (15/10), deverá apresentar as bases de seu relatório na comissão especial criada para discutir a Reforma Tributária. O ministro Mantega deverá participar da reunião.