A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) anunciou nesta terça-feira (7/10) que o governo vai disponibilizar mais R$ 10 bilhões para financiamentos para a indústria naval. O dinheiro será destinado ao Fundo de Marinha Mercante (FMM) para a construção de plataformas, navios petroleiros, sondas e navios e cabotagem.
"Neste momento de crise, estamos garantindo R$ 10 bilhões, o que é algo estratégico e mostra a importância da indústria naval para o país", afirmou, durante cerimônia de batismo da plataforma P-51, em Angra dos Reis.
Rousseff disse que o governo ressuscitou a indústria naval e provou que é possível construir plataformas no país. Ela lembrou que a P-51 e outras plataformas iriam ser construídas no exterior por decisão da antiga diretoria da Petrobras, em 2002.
"O presidente Lula determinou que elas fossem construídas aqui. A ordem era reconstruir a indústria naval e provar que o Brasil tem condições, empregando mais trabalhadores", destacou.
Antes, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, havia ressaltado o fato de a P-51 ter o maior conteúdo nacional entre as plataformas da Petrobras. O executivo lembrou que a política de conteúdo nacional será importante para o país dentro do atual contexto da crise.
"Ela abre perspectivas de emprego e aumento de renda com competitividade", observou.