O banco UniCredit convocou uma reunião extraordinária para domingo (5) com o objetivo de discutir a aprovação de medidas visando levantar, no mínimo, 5 bilhões de euros para reforçar a posição financeira da instituição. A reunião foi convocada em reação à turbulenta semana, na qual as ações do UniCredit registraram as maiores quedas em dez anos. Os diretores do banco esperam aprovar neste domingo a redução de dividendos e um acordo para pagar os acionistas em ações.
Na tentativa de lidar com a crise, o UniCredit já anunciou seus planos de vender sua divisão de seguros na Turquia, e de girar parte do portfólio de bens imóveis do banco no valor de 1,8 bilhão de euros. A diretoria do banco informou que os acionistas serão convocados a votarem em todo o plano antes do final de dezembro.
Ao contrário de seus rivais na Europa o UniCredit está bem ancorado e não precisa refinanciar sua dívida até 2010. Entretanto, para alguns analistas, a decisão de expandir as operações do banco em outras regiões com investimentos de US$ 75 bilhões em menos de dois anos foi um pouco demais para uma instituição que até recentemente era puramente italiana.