Washington - O Instituto Internacional de Finanças (IIF), que reúne os grandes bancos mundiais, se pronunciou nesta quinta-feira (2/10) em favor da criação de um fundo europeu para enfrentar a crise financeira, flexível o bastante para permitir a recapitalização dos bancos.
"Se estivesse na Europa hoje, examinaria a idéia de uma estrutura suficientemente flexível, para poder comprar ativos ou para injetar capital", afirmou o diretor geral da associação, Charles Dallara, em uma entrevista coletiva à imprensa em Washington.
"Creio que o plano (do secretário norte-americano do Tesouro Henry) Paulson, proposto há duas semanas, deveria ser uma referência sobre a forma como os governos tratam este problema. Precisamos de medidas sistêmicas e coordenadas para apagar o fogo que arde no sistema bancário", afirmou.
Na quarta-feira uma polêmica foi desencadeada entre países europeus sobre a pertinência da criação de fundos nacionais de resgate bancário, uma idéia rejeitada pela Alemanha e pelo presidente do Banco Central Europeu e que a França desmentiu que queira promover.