Paris - A Agence France-Presse (AFP), que há vários anos desenvolve seus conteúdos multimídia, anunciou nesta quinta-feira (2/10) um faturamento de 2 milhões de euros em serviços para telefonia móvel como objetivo para 2009.
"O faturamento do setor telefonia móvel duplicou em 24 meses", informou o presidente da AFP, Pierre Louette, durante uma entrevista coletiva. "Nosso objetivo é fornecer serviços associados aos nossos conteúdos e, assim, gerar outras fontes de receita para a agência", acrescentou.
Desde o mês de junho, a AFP oferece vários produtos para celular em diferentes idiomas: noticiário, alertas SMS e MMS, etc. Os serviços para celulares estão disponíveis em francês, inglês e espanhol. No início de 2009, mais três idiomas passarão a integrar o serviço: árabe, alemão e português.
"Temos mais de 70 clientes no mundo para nossos serviços de telefonia móvel: integradores, editores de conteúdos para celulares e operadoras, sobretudo, na França, Oriente Médio e Ásia", afirmou o responsável pelo desenvolvimento comercial da AFP, Otman Meriche.
Esses serviços representam um potencial de milhares de páginas visitadas por mês, de acordo com a AFP. A AFP prevê, para 2008, um crescimento de 15% de seu faturamento nos serviços multimídia, a 16 milhões de euros, e a expectativa é chegar a 18 milhões de euros, em 2009.