LONDRES - O governo britânico resolveu nacionalizar os empréstimos do banco Bradford & Bingley (B), que atravessa dificuldades financeiras, e tentará vender suas sucursais a outro banco, indicou neste domingo (28/09) a rádio e televisão pública britânica BBC em seu site.
A BBC citou o HSBC, o maior banco britânico e europeu, o britânico Barclays e espanhol Santander como possíveis compradores. O Barclays acaba de comprar os ativos do banco americano de investimentos Lehman Brothers. O Santander, que desde 2004 é dono do banco britânico Abbey, está comprando outro banco britânico com problemas, o Alliance & Leicester.
Segundo a BBC, para executar esta nacionalização, o Tesouro britânico recorrerá a uma legislação especial que já serviu para nacionalizar o banco britânico Northern Rock em fevereiro passado.
O Tesouro assumirá 50 bilhões de libras (63 bilhões de euros) de empréstimos do B, dos quais 41 bilhões de libras correspondem a hipotecas.
O banco comprador ficará com as 200 sucursais no Reino Unido do B, e a poupança dos clientes, ou seja 20 bilhões de libras. O anúncio oficial deve ser feito domingo à noite ou segunda pela manhã.