O concurso da Agência Brasileira de Intelgência (Abin), cujas provas ocorrem em 12 de outubro, certamente figura entre os mais concorridos deste ano. De acordo com o Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), 88.293 pessoas estão na disputa pelos 190 postos oferecidos.
Para a carreira de agente de inteligência, que exige nível médio, se inscreveram 21.802 pessoas, o que representa concorrência de 726,7 para cada vaga. Já para oficial, de nível superior, são 66.491 participantes querendo 160 vagas - concorrência de 415,5 para uma.
O Cespe divulgou nesta sexta-feira (26/09) os locais e horários das provas objetiva e discursiva para os cargos de agente e oficial de inteligência. A avaliação será aplicada nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Os candidatos terão cinco horas para responder às todas as questões.
A remuneração prevista em edital é de R$ 4.458,38 para agentes e de R$ 9.713,13 para oficiais. As informações estão disponíveis no site do , responsável pela organização do processo seletivo.
A seleção será composta por provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, prova discursiva, investigação social e funcional, prova de capacidade física, avaliação médica, avaliação psicológica e curso de formação em inteligência na Escola de Inteligência da Abin, que será realizado em Brasília (DF).
Confira os locais de prova.