A Operação Anúbis realizada nesta quinta-feira (25/09), em São Paulo, para combater o contrabando na região da 25 de Março, maior pólo comercial da capital paulista, apreendeu 833 caixas com mercadorias estrangeiras e sem nota fiscal avaliadas em R$ 6 milhões.
Os lojistas e importadores receberam um prazo de cinco dias para comprovar a regularidade dos produtos, por meio de notas fiscais ou do recolhimento de tributos de importação. Caso não consigam comprovar a origem das mercadorias no prazo estipulado, a Receita declara o perdimento, que converte a retenção em apreensão definitiva das mercadorias.
Desde a manhã, cerca de 500 agentes públicos da Receita Federal, da secretaria de Fazenda do estado de São Paulo e das Polícias Federal e Militar cumpriram 98 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.
Os policiais e auditores da Receita apreenderam todas as mercadorias que não tinham notas fiscais ou cuja importação regular não estivesse comprovada. Pela decisão da Justiça, havia também respaldo para retenção de equipamentos de informática e documentação fiscal encontrada no local.
A operação contou com o apoio logístico e cobertura de um helicóptero da Receita Federal, equipado para ações de combate ao contrabando, ao descaminho e à pirataria.
Em dez dias de operações, o valor total de mercadorias apreendidas passa de R$ 25 milhões.