A Volkswagen lançou nesta quarta-feira (24/09) o Voyage, modelo que coloca a montadora em um novo nicho do mercado automotivo nacional, o dos sedãs "de entrada" (nível mais básico entre as cinco faixas de mercado disputado pelos sedãs). O carro faz parte da família do Gol e chega às revendedoras em cinco versões, da qual a mais barata, com motor 1.0, será comercializada a partir do fim do mês pelo preço sugerido de R$ 30.990.
Segundo a Volkswagen, é um preço pelo menos 8% mais baixo que o dos concorrentes diretos do Voyage: Chevrolet Prisma, Fiesta Sedan, Fiat Siena e Renault Logan. As outras versões do Voyage, com motor 1.6, custarão entre R$ 35.180 e R$ 39.430. O modelo será fabricado na unidade de Taubaté (SP), com projeção de 90 mil unidades por ano, incluindo um porcentual ainda indefinido de exportações para o México, a Argentina e outros países da América do Sul. "Chegamos na hora certa ao segmento dos sedãs de entrada, que pulou de 7% do mercado em 2002 para os atuais 15%, e deve continuar crescendo", disse o presidente da Volkswagen no Brasil, Thomas Schmall, durante a entrevista coletiva de lançamento do carro.
A empresa batizou o novo modelo com o nome de um antigo modelo sedã, fabricado entre 1981 e 1995, e aposta em uma campanha de marketing baseada na reputação da marca - tanto que o slogan da campanha publicitária que chegará às TVs e outras mídias a partir de meados de outubro é "Voyage. Mais que um sedã, um Volkswagen". Além do preço e da tradição, a montadora aposta nos diferenciais tecnológicos, como o porta-malas que se abre por controle remoto, para conquistar os consumidores. "Quem opta por um sedã está à procura de status e valoriza esses diferenciais", disse o gerente de propaganda e marketing, Marcelo Olival.