O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou hoje que o governo não permitirá que haja uma nova rodada de aplicação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em ações da Petrobras.A notícia havia sido dada no sábado (20/09) pelo ministro Carlos Lupi Nesta segunda (22/09), no entanto, o governo negou que haja qualquer estudo nesse sentido.
"O presidente Lula me pediu para desmentir a notícia. Não há estudo. Não se cogitou essa hipótese", disse o ministro por meio de sua assessoria de imprensa.
Em 2000, o governo permitiu o uso do FGTS para a compra de ações da Petrobras. Foi um excelente negócio: de 2000 até a última quarta-feira, o investimento rendeu 766,8%, um ganho 742,5% superior ao de quem ficou com o dinheiro "parado" no FGTS.
De acordo com a reportagem da Folha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iria permitir o uso do FGTS na capitalização da Petrobras para explorar o petróleo da camada pré-sal. A medida poderia amenizar a crítica de prejuízo aos acionistas minoritários com a capitalização que a União fará na Petrobras.