As Bolsas européias fecharam com perdas significativas nesta segunda-feira (22/09), depois da reação tímida dos investidores ao anúncio, feito no fim de semana, de um pacote de US$ 700 bilhões do governo americano para ajudar o setor financeiro. As perdas nas ações de empresas como Carrefour e Ryanair e a queda nas Bolsas em Nova York influenciaram os negócios hoje.
A Bolsa de Londres caiu 1,41%, para 5.236,26 pontos; a Bolsa de Paris teve baixa de 2,34%, fechando com 4.223,50 pontos; a Bolsa de Frankfurt caiu 1,32%, indo para 6.107,75 pontos; a Bolsa de Amsterdã teve baixa de 1,74%, indo para 375,19 pontos; a Bolsa de Milão caiu 1,42%, para 20.925 pontos; e a Bolsa de Zurique teve perda de 1,96%, fechando com 6.887,39 pontos.
As ações do Carrefour caíram 5,6% e as da companhia aérea Ryanair Holdings caíram 6,3%. Segundo analistas, as Bolsas européias teriam hoje um dia de correção, depois das altas de mais de 9% em alguns casos na sexta-feira (19). Nos EUA, a notícia do pacote não bastou para inspirar confiança nos negócios: o documento encaminhado pelo Departamento do Tesouro ao Congresso não detalha como o pacote irá funcionar.
Além disso, os investidores temem que o Congresso imponha condições para aprovar o pacote de ajuda - a líder democrata na Casa dos Representantes (Câmara dos Deputados), Nancy Pelosi, por exemplo, disse ontem que vai buscar um novo pacote de estímulo, que poderia incluir um aumento nos benefícios para desempregados e gastos em infra-estrutura, para criar empregos.
Ontem também o Federal Reserve (Fed, o BC americano) aceitou a proposta de transformar os bancos Goldman Sachs e Morgan Stanley em holdings, o que pode ajudar as duas instituições a superar a atual crise financeira. "Para prover mais liquidez a estas empresas durante sua transição a uma estrutura de holding, a direção do Fed autorizou o Fed de Nova York a estender créditos às subsidiárias do Goldman Sachs e Morgan Stanley", informou o banco.
As Bolsas asiáticas mostraram mais ânimo diante do pacote; a Bolsa de Tóquio fechou em alta de 1,42%; a de Xangai disparou 7,77%; a de Hong Kong teve alta de 1,4%; a de Seul subiu 0,31%; e a da Austrália teve alta de 4,3%.
O preço do petróleo também teve influência nos resultados negativos do dia: os contratos do barril para outubro expiram hoje, e uma volatilidade maior costuma ocorrer nas mudanças de referência na Nymex (Bolsa Mercantil de Nova York, na sigla em inglês). O barril para outubro chegou a ser negociado a US$ 109 hoje.
As ações da fabricante de cimento Holcim caíram 18% com o fim da tentativa de aquisição feita pela russa Eurocement.
No setor financeiro, as ações do Bank of Ireland caíram 16%, depois que a agência de classificação de risco Moody´s Investors Service rebaixou a classificação de risco da empresa.