O Capital Fashion Week (CFW), evento de moda realizado no Distrito Federal desde 2005 para promover fábricas e grifes locais e ajudá-las a estabelecer contato com marcas e compradores nacionais, este ano pretende aumentar sua dimensão no campo econômico. Nos últimos três anos, o CFW consistiu em desfiles e em lounges temáticos onde era possível o encontro de empresários e posterior concretização de negócios. Em 2008, haverá, pela primeira vez, o espaço Capital Fashion Business, com 40 boxes de fábricas e lojas locais e nacionais, à disposição de revendedores. Graças a parcerias com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) - subordinada ao Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior - e com a Associação Brasileira de Indústria Têxtil (Abit), revendedores não devem faltar: estão sendo trazidos 15 representantes de lojas internacionais (com sede nos EUA, México, Itália, França, entre outros países) e pelo menos 30 representantes nacionais. O evento começa nesta quarta-feira (17/09), e o desfile de abertura fica por conta da designer de jóias brasiliense Carla Amorim.
;No ano passado, a Apex fez um estudo e chegou à conclusão de que o CFW pode absorver marcas e fabricantes que os outros dois outros grandes eventos de moda no país, o São Paulo e o Rio Fashion Week, não podem, por serem muito fechados, elitizados. Haverá gente do Pará, Paraíba, Pernambuco, Minas e outros lugares expondo sua produção do espaço Fashion Business, incluindo associações de artesãos, grifes derivadas de projetos sociais. A Agência de Exportações valoriza muito isso e vende bastante no exterior. Como desde 2005 abrimos esse espaço para os desfiles sociais, eles nos procuraram para essa parceria;, afirma Renato Riella, diretor de marketing do evento.
A estimativa de Riella é de que, em seu primeiro ano de funcionamento, o Capital Fashion Business movimente pelo menos R$ 2 milhões. ;Nos primeiros anos, não acompanhávamos o volume de negócios, que devia ser muito menor. As pessoas trocavam cartões, podiam se telefonar depois ou não. Agora será diferente, deve ser feito registro de tudo;, afirma. ;A grande diferença é que o Capital Fashion Week deixa de ser só promocional para se tornar realmente um evento de negócios;, acrescenta a empresária Márcia Lima, criadora do evento anual.
Entre os nomes do Distrito Federal que devem figurar nos boxes do espaço Capital Fashion Business estão Avanzzo, Jukaf e Cláudia Galdino, lojas grandes especializadas em moda feminina; Concretamente Brasil, programa do Sebrae-DF com 18 associações comunitárias que confeccionam roupas, bijuterias e sapatos; e Cia.do Lacre, uma cooperativa de artesãs do Riacho Fundo que fabrica roupas e acessórios a partir de lacres de cerveja. Em pelo menos 10 dos boxes estarão fabricantes nacionais, entre eles Solange Arruda, de Alagoas (bijuterias, bolsas, carteiras e sandálias artesanais); e Moda Pará (moda feminina), projeto ligado ao Sebrae.
Público
A organização do Capital Fashion Week espera, para este ano, atrair quantidade de pessoas superior às 40 mil que passaram pelo evento no ano passado - a quantidade de desfiles subiu de 35 para 37, e 3 mil convites foram enviados para lojistas do DF, que também podem convidar a clientela mais assídua - mas Renato Riella prefere não arriscar uma estimativa de público.
Entre os nomes reconhecidos nacionalmente que terão desfiles no evento estão, Colcci, TNG, Lilica Ripilica, Anunciação, Doc Dog, Maurício Medeiros, Simone Nunes, Paola Robba para Poko Pano, Mara Mac, Patachou e UMA. Já as marcas e locais na passarela serão Cia. Do Lacre, Jukaf, 2Tempos, SeteMares, Summershop, Zinc, Água da Ilha, Claudia Galdina, Miranda Castro e Biruta, entre outras. Como todos os anos, celebridades devem desfilar e causar frisson. Na lista dos famosos convidados estão Luiza Brunet, Cauã Raymond, Luana Piovani, Monique Alfradique, Rodrigo Hilbert, Paulo Zulu, Caroline Ribeiro, Luciana Mello, Bruno Gagliasso e Dudu Azevedo.
Serviço
O Capital Fashion Week acontece entre os dias 17 e 20 de setembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A área dos lounges - com espaço para maquiagem e alguns estandes de venda de artigos - é de livre circulação. Para acesso ao Capital Fashion Business é necessário cadastro como comprador, que pode ser feito no local. Nos desfiles a entrada se dá apenas por meio de convite.