A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a produção de cana-de-açúcar em 2008, de 591,4 milhões de toneladas, é recorde na série do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), iniciada em 1990. A produção estimada para este ano corresponde a um aumento de 14,7% ante a safra passada.
O gerente de Agricultura, Mauro Andreazzi, do IBGE, disse que 60% da safra de cana já está colhida. Ele lembra que a produção de cana-de-açúcar vem sendo impulsionada pelo aumento do uso do etanol e ressaltou que 85% dos veículos novos que estão sendo vendidos são do tipo Flex, para álcool e gasolina.
O aumento da produção de etanol, neste caso nos Estados Unidos, está favorecendo também a safra de milho. Das 58,57 milhões de toneladas de milho que serão produzidas este ano, cerca de 14,5 milhões serão destinadas à exportação. Até há dois anos, a safra do produto no País estava ajustada ao consumo interno, mas o aumento da destinação do milho para o etanol nos EUA abriu espaço para o produto brasileiro no mercado internacional.